sexta-feira, 25 de setembro de 2009

11 DE SETEMBRO - MASSACRE NO ALTO DA FELICIDADE THE-PI

11 DE SETEMBRO - MASSACRE NO ALTO DA FELICIDADE TERESINA-PI
MIL CASAS INCENDIADAS E DESTRUÍDAS
Após quatro meses de ocupação de mais de mil famílias que moravam na ocupação Alto da Felicidade na zona Leste de Teresina, foram brutalmente expulsos pela polícia, foi um verdadeiro massacre no dia 11 de setembro, logo às 6 horas da manhã os moradores daquele local foram acordados sob os cassetetes da polícia comandada pela a tirania da Major Júlia acompanhada de centenas de policiais fortemente armados que praticaram um verdadeiro massacre a homens mulheres criança e até idosos. Foi uma situação guerra, numa ação covarde da policia, que massacrava com cassetetes, com cachorro e até bombas de gás foi como agiu a polícia do PT. Sem piedade esses policiais, arrancavam os moradores das suas casas, batiam de cassetetes, pisoteavam, jogavam bombas e ainda fizeram várias prisões. Muitos não conseguiram se quer tirar os seus pertences, muitos corriam desesperados vendo suas casas e seus pertences sendo incendiados e destruídos por tratores. A violência foi grande: mulheres e criança choravam, outras desmaiavam, mas nada detinha brutalidade desses brutamontes, que foi demonstrada em maior rigor pela crueldade da Major Júlia, que já conhecida como a carnífice das operações de despejos da PM-PI, o mais condenável foi demonstração de frieza dessa facínora que se manteve durante todo o tempo do despejo a dar entrevista na imprensa mentindo e dizendo que a desocupação ocorreu sem nenhum incidente, os moradores gritavam dizendo - “essa major Julia é uma mentirosa, após mandar bater, chutar, pisar no pescoço ainda vai pra televisão dizer que foi tudo calmo”.
Essa ação truculenta da polícia se deu pelo cumprimento de uma ação de despejo da justiça para beneficiar a Construtora Jurema de propriedade do Deputado Federal Marcelo Castro do PMDB, da base aliada do Governador W. Dias que também é Candidato a Governador para as próximas eleições. Esta área está em negócio de compra e venda pela Caixa Econômica e a Construtora Jurema não se sabe a que preço.
É visível omissão a das Federações de associações de moradores mais conhecidas aqui no Piauí, a FAMCC(federação das associações de Moradores e Conselhos Comunitários) ligada ao PT e a FAMEPI(Federação de associação de moradores do Piauí) PCdoB, assim como da CUT e de outras “centrais” e sindicatos, por serem são aliadas do governo e sempre posicionam contra a todo tipo de luta e organização da população, e por isso,viraram as costas para esses moradores que ficaram abandonados e humilhados sem moradia, ao relento, sem ter para onde ir, e ainda sob ameaça do capangas armado da Construtora jurema.
O Piauí é ainda o Estado brasileiro que possui o quarto maior déficit habitacional do país, estima-se que, atualmente, o Piauí tenha um déficit habitacional de aproximadamente 165 mil moradias. De acordo com os últimos cálculos da Prefeitura de Teresina, faltam cerca de 40 mil moradias na capital. Esses são dados oficiais da prefeitura e da ADH, mais a realidade tem mostrado que a necessidade de moradia é bem maior. Isto pode ser confirmado com o exemplo dos moradores do Auto da Felicidade, onde mais de mil famílias que tiveram as suas esperanças de moradias serem desmoronadas. Os moradores capinaram a área, construíram casas de pau a pique, umas cobertas de telhas outras de palha, venderam objetos como televisão, rádio, para investir nessas casas, outros compraram material fiado - construíram numa área abandonada, que servia de até para desova de marginais - tudo pelo sonho da casa própria. Mas o que se viu foi tanto o governo W. Dias, colocar todo o aparato policial com a cobertura da justiça, para expulsar famílias pobres que buscava o direito a moradia, e também a irresponsabilidade do Prefeito Sílvio Mendes que se omitiu em resolver o problema dos sem teto.
É notória a violência que a policia usa para com pessoas pobre e sem teto. É grande o descaso desses governos inimigos da população sem recursos. Somente num governo operário no poder pode-se mudar essa situação de humilhação e abandono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário